sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aquarios.



Dicas
Ao comprar um novo peixe, peça ao lojista que acondicione o saquinho plástico em um saco de papel escuro. O peixe sentirá assim menos medo.
Nunca traga de uma loja muitos peixes acondicionados em um único saquinho.
Se você na loja escolher para comprar peixes que estão em diferentes aquários de exposição, peça ao lojista que coloque os peixes escolhidos em saquinhos diferentes.
Você comprou seu peixe... Calma...Deixando o saquinho fechado e boiando na água por uns dez minutos você estará equilibrando as temperaturas das duas águas e isso é muito bom para os peixes.Depois da espera, jogue metade da água do saquinho fora, e depois com um copinho, introduza no saquinho em intervalos regulares (3 minutos), gradativamente água que existe no seu aquário. Ao final retire seu peixe do saquinho e transfira para o aquário, A água do saquinho não deve ser misturada a água do seu aquário.
Quando você for transferir peixes novos ao seu aquário, antes dê alimento aos peixes que já estão no aquário, para distraí-los e evitar que ataquem os recém-chegado.
Saiba que um peixe bonito e colorido forte na loja pode chegar no seu aquário e perder a cor. Isto é normal e em pouco tempo, ele se adaptando ao seu aquário, voltará a mostrar o seu colorido natural.
Depois do aquário montado, e com peixes dentro, evite remanejar sua decoração (pedras e plantas).
A primeira semana de qualquer peixe em um aquário é básica. Se o peixe se adaptar neste período ele viverá bem.
Não coloque muitos enfeites em seu aquário, principalmente os que soltam bolhas.
Os peixes dormem, não se assuste se a noite estiverem parados, próximo ao solo.
Saiba que as bactérias aeróbias que existem e vivem no filtro biológico, precisam de oxigênio para viverem e são importantes para o equilíbrio do aquário.
Um peixe albino vive melhor numa intensidade de luz mais moderada.
Um peixe de água ácida pode viver muito bem em água alcalina, desde que sua adaptação tenha sido de forma gradativa. E depois de bem adaptado, nunca procure colocá-lo de novo, e diretamente em água ácida. Cuidado.
Não usar carpas ou o chamado peixe japonês em pequenos aquários. Estes tipos têm por hábito fuçar permanentemente o fundo do aquário, levantando sujeira, desenraizando as plantas, enfim perturbando toda a beleza e tranqüilidade de um aquário.
Não colocar em seu aquário peixes agressivos e de nadar rápido, convivendo com aqueles pacíficos que nadam lentamente. Os primeiros não deixarão os outros comerem, beliscarão constantemente suas nadadeiras e os matarão em pouco tempo.
Na decoração do seu aquário não deixe de montar algumas tocas de pedras, para os peixes de hábitos noturnos.
O tempo de crescimento do peixe é proporcional ao ambiente em que está. Tamanho do aquário e qualidade da água ajudam no crescimento.
Algumas espécies de peixes vivem bem em cardumes. Ex.: Néon, Mato Grosso,Paulistinha, etc..
Peixe de formato redondo e lateralmente achatado (discus) está perfeitamente adaptado para viver entre a vegetação em águas calmas e paradas.
Peixes com a boca em posição inferior (corydora) se alimentam no fundo.
Peixes com a boca em posição superior, se alimentam na superfície

Nenhum comentário:

Postar um comentário